quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cinema

É simples: a classe baixa não vai ao cinema. Ok, disso todo mundo sabe! Mas o que me espantou foi que segunda fui ver Ensaio sobre a Cegueira e paguei três reais, tudo bem que era meia, mas do mesmo jeito a inteira estava muito barata. E o que me assustou mais ainda foi que hoje fui ver A casa da mãe Joana e paguei dois reais, e não era meia, qualquer um pagava dois reais! Ou seja, a classe baixa pode ir ao cinema. E não era cinema podre não, os dois eram cinemark, o primeiro do Praiamar, em Santos, e o segundo do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande.

E ontem eu queria ver, mas não vi, um filme chamado Pantaleão e as visitadoras. Tem um livro, que quero ler, com esse nome, do Mario Vargas Llosa. Já li um livro dele chamado Travessuras da menina má, que gostei bastante, e todo mundo que conheço que leu também gostou. Então, esse filme, Pantaleão e as visitadoras, era de graça no Cineclub lanterna mágica, em Santos. Nunca soube da existência desse cinema, mas o maravilhoso Google me informou que ficava na Unisanta. Então, não fui porque liguei lá e ninguém atendeu e fiquei com medo de ir e não ter nada, e também, não sou do tipo de pessoa que gosta de ir ao cinema sozinha, nada contra quem tem esse hábito, de vez enquando até queria tê-lo.

Pois é... Cinema, qualquer um pode ver, o que falta é o hábito que a classe baixa não possui de se entreter culturalmente. Afinal tem filme até de graça! Tudo bem que deveria ser mais divulgado e tal, mas não podemos reclamar que não tem porque eu comprovei, três vezes, que com poucos reais qualquer um pode ver filmes bons!

É tudo questão de prioridade, há quem prefira gastar três reais numa cerveja do que ir ao cinema uma vez que seja! É apenas questão de costume, se não temos o costume, é difícil adquirí-lo!

Obrigada pela atenção dispensada...








Participação especial: Carol Guasti, que me informou o preço de uma cerveja! Não é a toa que o apelido dela é Guasti baladas!

6 comentários:

Carol Guasti disse...

1º esse apelido insisto em dizer q já era!
2º eu sou das pessoas que vão sozinhas ao cinema! acho bom, não é depre! e me mantenho cultural!
3º eu nãooo bebo cerveja! mas eu saio e sei o preço por ver nos cartazes de rua! eh verdade!
4º vc é sempre mto sincera! admrio e sempre admirei isso em vc! =)

e eu acho q é opção tb... a vida é feita de escolhas né.. tem quem prefira uma breja, tem quem prefira um cigarro, tem quem prefira comprar pão... eu prefiro o cinema! sempre!
bjo qrida!
e vc iria comigoooo ver o filme do livro! ;)

Túlio disse...

Domingo aqui no CINE INCAA, matido pelo governo argentino, tá lotado de gente. Fui ver um documentário essa semana e tinha uma fila enorme pra esse filme e outros. Questão cultural mesmo...

Anônimo disse...

Poxa que família culta!!!!
Claro!!! Eu também fui assistir o filme de $2,00. E pensei que era um desconto para o Dia do Professor!!!Pena que descobri bem depois, que era o valor pra todos!!!
Mas valeu!!! Ri bastante!!Comédia nacional!!
Foi um dia diferente!!!Junto de uma futura jornalista!!Cujo nome é Juliana.

Anônimo disse...

Na verdade, a classe baixa não vai ao cinema por várias razões, a falta de grana é só um deles. Temos um problema gravíssimo no nosso país de acesso à educação, baixos índices de escolaridade e até mesmo analfabetismo. O que adianta ir num cinema, assistir um filme e não entender nada? É um problema de formação, de educação de base. Mas, apesar de tudo, fico feliz por saber que em Santos tem cinema tão baratinho, porque aqui no Rio é quase 20 reais!

Mayara Maluceli disse...

Mas é verdade, e se você pesquisar direitinho, Ju, na av. Paulista é cheeeeio de cinema que tem "Dia de promoção". E são salas muito boas.
Enfim, não aproveita quem não se informa, né?

Anônimo disse...

"o que falta é o hábito que a classe baixa não possui de se entreter culturalmente."
concordo totalmente! filme de graça não falta por aí (pelo menos não nas cidades grandes).