terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Eu gosto de velórios

Eu realmente gosto de velórios, mas, é claro, não gosto que as pessoas morram, isso não! Eu apenas gosto daquela reunião de pessoas que estão compartilhando algo, mesmo que seja uma dor. Gosto de ver pessoas que há tempo não se vê. Sei que existem outros momentos para encontrarmos os familiares e amigos, como casamentos, festas de 80 anos da avó e tal. Mas a diferença é que em velório está todo mundo mesmo porque em festa você pode não ir, mas em velório é obrigatória a presença de todos, se não pega mal.

E por isso que é bom, porque está todo mundo lá. Tudo bem que é um momento super triste, mas é uma oportunidade de dividir com os outros as tristezas e de apenas estar ali. Eu gosto desse momento em que as pessoas ficam juntas e cercadas de flores...

Além disso é uma ótima oportunidade para se refletir sobre a vida, sobre seus atos, valores e sobre a vida mesmo, que é tão fraca e pode acabar assim de repente. É muito bom se autoavaliar e considero um velório um ótimo lugar para isso, porque você vê como será o seu fim e começa a pensar sobre o seu presente.

Em velórios não há aquela cobrança de estar com uma roupa boa e toda arrumada, o importante é você estar ali do jeito que você é. Com toda simplicidade que há dentro de você. Em velório não há pessoas orgulhosas, afinal diante da morte não há niguém superior a ninguém, nesse momentos todos são iguais.

Mas eu só gosto de velórios por um motivo: eles acontecem apenas de vez enquando. Se a frequência aumentasse aí não seria tão bom, primeiro porque seriam muitos dias tristes e também porque enjoaria de ver os parentes tantas vezes.



Obs.: procurei fotos de velórios para colocar aqui, mas todas eram muito tristes então achei melhor não colocar nenhuma!

6 comentários:

Ricardo Chapola (CHAPS) disse...

Momento MACABRO no Realidade Recortada!!!

Tivre um sobressalto quando li o título e não pude me furtar de ler esse texto. Concordo parcialmente com o que vc disse, com a parte da da tristeza e das reflexões. Mas se for pra haver reuniões, prefiro-as em festas de 80 anos de avós

Velórios? Longe mim, cruz credo!

Bjos, Ju!

Julita ( mãe da Juju) disse...

Creio que gostar de velório deve ser hereditário..rsrsr pq eu também gosto. Quando menina morei em Minas e todo velório que passava em frente a minha casa não é que eu acompanhava???rsrsrs
Valeu , gostei do texto.
Beijossssssss

Anônimo disse...

Adoro velorios sou um adebito praticante de velorios.
Vou até em velorios de pessoas que não conheço .
Velorio noturno é melhor ainda
principalmente quando tem pouca pessoas da uma sensação gostosa de medo.
Velorio é bom de mais muito bom mesmo adoro..........

E. Greco disse...

Tb gosto de velórios porém de pessoas que eu não tenha muito contato, apenas um conhecido ou nem isso.

Os detalhes como flores e designer do caixão me são muito atraentes. Afinal de contas, esse sera o nosso final

Anônimo disse...

Eu amo velorio. Minha cidade é pequena, todo velorio que tem eu vou principalmente á noite. Ñ sei porque mais gosto.

Unknown disse...

Eu também gosto de velórios, chego a ir em velórios de desconhecidos só para ver a reunião daquelas pessoas, aquelas conversas paralelas, aquele clima...olha, velório é uma experiência viu. Outra coisa que eu adoro é ir ao cemitério contemplar aquele silêncio, ver os túmulos, as mensagens e as datas de nascimento e morte, calcular mentalmente com quantos anos a pessoa morreu.
Sabe que já relatei isso ao meu psiquiatra e perguntei se eu era louco, mas ele disse que não. Sei lá, acho que é só um gosto. Não gosto da morte, nem desgosto, aceito como a nossa certeza maior. Mas velórios são cerimônias que me atraem o interesse. Agora mesmo estou pensando em ir em um.
Abs.